WHISPERING SMITH

DSC00055 O título é o nome da personagem vivida por Audie Murphy na sua únicaDSC00056 participação numa série de tevê de faroeste dos anos 50. Audie Murphy, na realidade, o soldado americano mais condecorado da Segunda Grande Guerra Mundial, conhecido ator de filmes de faroeste, era o protagonista principal desta série, um policial ferroviário de Denver, cujas aventuras e resolução de casos detetivescos  se dava no período do Velho Oeste, ambientado na década de 1870. Tom “Whispering” Smith, corajoso, obstinado, rapidíssimo no gatilho e sempre em busca de promover a justiça, tinha como aliados o parceiro George Romack, na verdade, o cantor e ator Guy Mitchel e seu superior, o Detetive Chefe John Richards, vivido pelo ator Sam Buffington. 

A série é baseada na personagem criada pelo escritor americano de ficção de faroeste e também de obras não fictícias, Frank Hamilton Spearman, que centrava suas tramas na história das ferrovias. O escritor é o autor do romance de faroeste Whispering Smith, baseado na vida real do detetive ferroviário James L. Whispering Smith. Muitos dos episódios da série televisiva foram adaptados de casos verídicos da vida do policial ferroviário de Denver, no tempo do Velho Oeste, na década de 1870.

Voltando à série televisiva, segundo fontes bibliográficas, a produção esteve fadada ao mais rotundo insuDSC00057cesso desde o seu início. No entanto, na minha opinião e na de muitos, foi uma das melhores do gênero faroeste e nem poderia ser diferente, diante do carisma e da competência de Audie Murphy, que por si só supriria qualquer trama mal escrita ou não tão bem adaptada dos casos verídicos em que se baseava e até mesmo suplantaria alguma falta de criatividade da produção. Há quem diga e escreva que Audie Murphy mesmo não gostava dos roteiros dos episódios, reclamava da maneira como a produção era filmada e também se queixava que a série não estava tendo a devida promoção pela Rede de Televisão NBC. Mesmo assim, Audie Murphy estreou no piloto, no dia 08 de maio de 1961. Ademais, com a estréia e a transmissão dos primeiros episódios, a crítica especializada começou  a reclamar que as tramas eram muito violentas, sem falar que do meio para o final da produção, para completar os infortúnios, o ator Sam Buffington cometeu suicídio na vida real. 

Há controvérsia sobre o número de episódios produzidos. Dizem que foram apenas 25 (vinte cinco), todos lançados no ano de 2010, em 3 DVDs, pela Timeless Media Group, em parceria com a NBC Universal, uma coleção imperdível para os fãs de Audie Murphy e das séries de tevê de faroeste. Os escritores especializados, Neil Summers e Roger M. Crowley, sustentam que foram filmados exatos 26 (vinte e seis) episódios de meia hora de duração, todos em preto e branco. Ao que parece, apenas 20 (vinte) desses episódios foram efetivamente ao ar pela televisão americana, sendo o último episódio transmitido na data de 18 de Setemwhisperingsmith_audiebro de 1961, The Idol. O escritor Harris M. Lentz III lista apenas esses vinte na sua obra sobre séries de tevê americanas de faroeste, inclusive esse último como o derradeiro que foi ao ar pela televisão americana. No referido magnífico conjunto de 3 DVDs lançados pela Timeless Media Group (TMG), ela indica que neles está contida a série completa, supostamente os únicos 25 episódios, os 20 (vinte) que efetivamente foram ao ar, mais 05 (cinco) que teriam sido os demais produzidos e não foram ao ar pela tevê americana. Há um bônus no primeiro DVD, um documentário sobre a vida de Audie Murphy, principalmente com foco na participação do herói na 2ª Grande Guerra Mundial, condecorado com uma medalha de honra por sua bravura e mais outras 32 (trinta e duas) medalhas, incluindo a Silver Star (Estrela de Prata)  e a  Distinguished Service Award (Comenda por Reconhecidos Serviços Prestados).

A série deixou de ir ao ar, como já dissemos, no dia 18 de setembro de 1961, com o 20º episódio, The Idol. Mais outros 05 (cinco) episódios produzidos estão na coleção da TMG. Audie Murphy estava muito descontente com a televisão, mas logo voltou  ao mundo do entretenimento  para  fazer  mais longa metragens, principalmente filmes do gênero faroeste . Lamentavelmente, o grande ator-herói morreu vítima de um acidente aéreo, próximo a Roanoke, no Estado americano de Virgínia (VA), no dia 28 de maio de 1971, mas foi enterrado com todas as honras militares merecidas no Cemitério Nacional de Arlington. Por sua vez, Guy Mitchel faleceu no ano de 1998, em Las Vegas, onde residia.

 

EPISÓDIOS QUE FORAM AO AR PELA TELEVISÃO AMERICANA:

1-1 "The Blind Gun", 8 de Maio de 1961; 1-2 "The Grudge", 15 de Maio de 1961; 1-3 "The Devil's Share", 21 de Maio de 1961;       1-4 "Stake-Out", 29 de Maio de 1961; 1-5 "Safety Valve", 5 de Junho de 1961; 1-6 "Stain of Justice", 12 de Junho de 1961;           1-7 "The Deadliest Weapon", 19 de Junho de 1961; 1-8 "The Quest", 26 de Junho de 1961; 1-9 "Three for One", 3 de Julho de 1961; 1-10 "Death at Even Money", 10 de Julho de 1961; 1-11 "The Hemp Reeger Case",  17 de Julho de 1961; 1-12 "The Mortal Coil", 24 de Julho de 1961; 1-13 "Cross Cut", 31 de Julho de 1961; 1-14 "Double Edge", 7 de Agosto de 1961; 1-15 "Trademark",  14 de Agosto de 1961; 1-16 "The Jodie Tyler Story", 21 de Agosto de 1961; 1-17 "Poet and Peasant Case", 28 de Agosto de 1961; 1-18 "Dark Circle", 4 de Setembro de 1961; 1-19 "Swift Justice", 11 de Setembro de 1961 e 1-20 "The Idol", 18 de Setembro de 1961.

EPISÓDIOS QUE NUNCA FORAM AO AR PELA TELEVISÃO AMERICANA:

1-21 "String of Circumstances"; 1-22 "The Interpreter" (ESTE EPISÓDIO É  O  CONTROVERTIDO, POIS É O ÚNICO QUE NÃO ESTÁ CONTEMPLADO NO CONJUNTO DOS 3 DVDS DA TIMELESS MEDIA GROUP, MAS É LISTADO PELA WIKIPEDIA); 1-23 "The Homeless Wind";    1-24 "Trial of the Avengers"; 1-25 "Prayer of a Chance"; 1-26 "Hired to Die".

WHISPERING SMITH SPEAKS – 1935 (FOX) PRETO E BRANCO – 65 MINUTOS E WHISPERING SMITH (ABUTRES HUMANOS) – 1948 (PARAMOUNT) COLORIDO – 88 MINUTOS.

Não se deve confundir a série de televisão com dois filmes de faroeste que tiveram o mesmo nome: 

Go to fullsize imagea) Whispering Smith Speaks (1935), uma produção cinematográfica do gênero faroeste-cômico de Sol Lesser, dirigido por David Howard, com os atores George O´Brien, Irene Ware, Kenneth Thompson, Maude Allen, Spencer Charters, Vic Potel, cuja trama é centrada na personagem de O´Brien, que vive o filho do presidente de uma ferrovia e trata de cuidar dos negócios do pai a sua maneira. Irene Ware protagoniza com O´Brien, proprietária de terra que é oferecida à ferrovia sem saber do seu real valor. Esses atores noGo to fullsize imagermalmente não atuavam em produções de faroeste, o que era uma constante nas produções de Lesser.

b) Whispering Smith (Abutres Humanos), de 1948, onde Alan Ladd, Robert Preston, Brenda Marshall, Donald Crisp, William Demarest e Ray Teal são competentemente  dirigidos por Leslie Fenton, também ator, numa produção de Mel Epstein. Alan Ladd é o detetive da ferrovia Whispering Smith em busca de um assaltante vivido por Robert Preston, que coincidentemente casou-se com a mulher que ele amava e agora se tornou um assaltante ferroviário, aliado do bando comandado por Donald Crisp. Uma excelente produção de faroeste, sem dúvida.

BIBLIOGRAFIA PESQUISADA:

THE OFFICIAL TV WESTERN ROUND-UP BOOK de  Neil Summers e  Roger M. Crowley;

TELEVISION WESTERNS EPISODE GUIDE, 1949-1996 de Harris M. Lentz III, da Editora McFarland;

THE ENCYCLOPEDIA OF WESTERN MOVIES, de Phil Hardy, da Editora Woodbury Press;

THE COMPLETE TV SERIES WHISPERING SMITH  3 DVD SET lançado pela TIMELESS MEDIA GROUP com a NBC UNIVERSAL, que integra o acervo digital do autor desta matéria; 

SÍTIO ELETRÔNICO DA WIKIPEDIA THE FREE ENCYCLOPEDIA.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Palavras e termos ofensivos serão removidos.
- Não coloque links.
- Os comentários do blog são moderados.
- Nenhum comentário feito neste blog, reflete a opinião do autor.

 

About Me!

Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e dela sou aprendiz; Tenho várias paixões, entre elas: Colecionar MINIATURAS, mas, como qualquer um, possuo imperfeições; se os caminhos desta vida ainda não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB