Nem o Bentley, nem o Rolls-Royce, nem mesmo o Aston Martin DB5, quem rouba a cena na segunda aventura de Roger Moore, protagonizando o espião 007 - James Bond, da obra de Ian Fleming, no ano de 1974, traduzida para o português como 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (The Man With The Golden Gun), é o AMC Hornet, um carro produzido sem maiores pretensões pela fabricante, inicialmente planejado para donas de casa e jovens casais e que após a participação no filme de Bond transformou-se num fenômeno de vendas, um sucesso absurdo. Basta rever o impressionante salto em espiral de 360° que o carro de Bond executa, tendo como passageiro o cômico e impagável Xerife J. W. Pepper (vivido pelo ator Clifton James). Revejam o filme e a cena para que não restem dúvidas de que esse é o James Bond da American Motors Company (AMC).
A empresa forneceu os veículos AMC Hornet e AMC Matador para serem as vedetes de uma das melhores e mais impressionantes perseguições de veículos do cinema. A cena do salto em espiral de 360° do AMC Hornet foi executada sobre um canal tailandês pelo dublê Loren “Bumps” Willert e foi coordenada pelo dublê W. J. Milligan Jr. e a equipe de dublês American Thrill Show J. M. Productions, Inc. Tratou-se de um salto calculado por um computador da Calspan Corporation, de Buffalo, NY. O computador efetivamente estabeleceu as dimensões das rampas utilizadas no salto, batizado com o nome de AMC Astro Spiral Jump. As rampas foram mascaradas como se fossem pedaços de verdade de uma ponte partida. Conforme as especificações e características de inúmeros veículos então existentes no mercado, o computador escolheu como ideal para realizar o salto o AMC Hornet, fixando igualmente a carga, considerando o peso total do carro com o do motorista, que deveria ser exatamente igual à medida de 1.460,06kg.
Nas estreitas e engarrafadas ruas da Tailândia, em perseguição a Scaramanga (Christopher Lee) e Nick Nack (Hervé Villechaize), este conhecido por todos como o Tatoo da bem sucedida produção televisiva, “A Ilha da Fantasia” (Fantasy Island), os vilões mantêm como prisioneira no porta-malas de um AMC Matador, de cor bronze, a inexperiente e atrapalhada agente secreto que está cooperando no caso com 007, a atriz e bond girl, Britt Ekland. James Bond então é obrigado a roubar um AMC Hornet de uma fictícia concessionária tailandesa da AMC para não perder os vilões de vista e tentar resgatar a garota, passando por eletrizantes perseguições e cenas cômicas impagáveis ao lado do Xerife de Louisiana, J. W. Pepper, que coincidentemente está de férias na cidade e parou na concessionária para conhecer o AMC Hornet.
A MINIATURA DO AMC HORNET
A revista de nº 28 da Coleção Oficial dos Carros de James Bond, da Panini, traz a belíssima miniatura em die-cast do AMC Hornet, na escala de 1:36, e com as figuras miniaturizadas e proporcionais de James Bond e do Xerife Pepper no interior do veículo. É um belíssimo e acurado diorama, justamente representando o momento posterior ao salto em espiral de 360° executado no filme. A miniatura vem acompanhando a revista que traz toda a história do carro no filme, inclusive outras curiosidades sobre o salto e o AMC Hornet. Uma miniatura que não pode faltar na coleção de nenhum entusiasta.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
- Palavras e termos ofensivos serão removidos.
- Não coloque links.
- Os comentários do blog são moderados.
- Nenhum comentário feito neste blog, reflete a opinião do autor.