PELA QUINCENTÉSIMA VEZ, DIGO COM PRAZER, MEU NOME É TEX, TEX WILLER.

BREVE RESENHA SOBRE A PERSONAGEM BONELLIANA

Impressionante, mas perfeitamente explicável, o fenômeno Tex Willer, ou Águia da Noite (Aquilla della Notte) para os mais íntimos e seus pards ou, simplesmente, o “Ranger”, para os seus inimigos mais despeitados. Agora, no mês de junho de 2011, a competente e bem-sucedida Mythos Editora, que bem soube apostar no carisma e no apelo da mais famosa personagem dos quadrinhos bonellianos no Brasil,  estará presenteando seus fiéis leitores com a Edição nº 500 da Revista TEX, inteiramente em cores, mais um marco de relevância na história editorial da chamada banda desenhada, como gostam os portugueses. Quem diria que essa maravilhosa personagem dos quadrinhos, pertencente ao mundo do faroeste, gênero este, inexplicavelmente, esquecido nos dias atuais, criada pelo escritor Giovanni Luigi Bonelli, e concebida na sua forma pelo desenhista e amigo de Bonelli, Aurelio Galleppini (Galep), à imagem e semelhança do ator Gary Cooper, quem sabe – na verdade, Tex se parece mesmo é com Galep – revolucionaria o mundo dos quadrinhos e se transformaria no fenômeno mundialmente conhecido.

P4280147 Tex, que teve seu início nas tiras dos jornais, surge nas bancas no dia 30 de Setembro de 1948. Inicialmente, foi concebido como um fora da lei contra a própria vontade, pois seguidor de um código de honra, matar somente para se defender e defender os outros. Alto, moreno, atlético, aos dezoito anos de idade. Filho de Ken Willer, um fazendeiro pacato que morava no Sul do Texas, numa cidade chamada Rock Spring. Tinha um irmão chamado Sam Willer e aprendeu a atirar com o velho Gunny Bill. A tranquilidade da personagem é interrompida e seu destino traçado, quando seu pai é vítima de assassinato por bandidos inescrupulosos e sanguinários, assim ele dá início à busca da justiça pelas próprias mãos. Gunny Bill e Sam Willer também são mortos em seguida, fomentando o desejo de vingança e justiça da personagem. Alia-se aos “rangers” do Texas e numa de suas primeiras missões, montando o fiel cavalo Dinamite, envolve-se com os índios da tribo Navarro, numa trama sobre tráfico de armas. É capturado e aprisionado pelos índios e salvo por uma deles, por quem  ela se apaixona e impede a execução dele. Surge a bela Lilyth, filha do Chefe Flecha Vermelha dos Navarros. Casa-se com Lilyth, torna-se Águia da Noite, passando a ser o chefe da tribo Navarro e defensor dos índios. Tem um filho com a bela mulher, cujo nome é Kit Willer (nome indígena, Pequeno Falcão), mas a esposa e mãe logo veio a falecer, vítima de uma epidemia de varíola, causada pela ação de traficantes de armas. Tex tem vários amigos, seus pards, dentre os companheiros mais regulares de aventuras, destacamos, Kit Carson e Jack Tigre, bem como seu filho Kit Willer. Tex está sempre disposto a atender às missões, sejam elas secretas ou não, como Ranger do Texas e também como agente indígena, não se furta de auxiliar seus amigos por todo o país ou em qualquer outro continente, sempre que preciso e for chamado ou tenha conhecimento de que estão em apuros. Com a sua pontaria infalível, inteligência, fidelidade, coragem, honestidade, justiça e indignação contra abusos de toda sorte e ações de malfeitores, não há quem não se identifique ou se apaixone facilmente pela personagem. Um dos maiores atrativos das publicações de Tex são as inigualáveis e maravilhosas capas assinadas pelos maiores desenhistas dos quadrinhos bonellianos. Cada publicação é um pôster, um colírio para quem aprecia a verdadeira arte da “banda desenhada”.

Existe vasta bibliografia sobre a personagem, podendo ser obtidas as informações nas próprias publicações da Mythos Editora, que detém os direitos no Brasil ou mesmo em livros italianos e também em obras brasileiras. Fãs como Gonçalo Júnior (“O Mocinho do Brasil, A História de Um Fenômeno Editorial Chamado Tex”, pela Editora Laços, São Paulo-SP, 2009) e G.G. Carsan (“Tex no Brasil – O Grande Herói do Faroeste”, Editora Sal da Terra, João Pessoa-PB, 2009) são exemplos de autores de livros sobre a personagem.

ESTÁTUAS TEXIANAS

A Empresa Hobby & Work Publishing Srl lançou na Itália, no ano passado, em 2010, uma fantástica publicação semanal intitulada Fumetti 3D Collection, dando ênfase às personagens dos quadrinhos bonellianos, dentre eles, o herói do faroeste Tex Willer, que não poderia ficar de fora dessa coleção, tendo sido publicadas todas as mais importantes informações sobre sua existência no fascículo nº 3, que não foi lançado no Brasil. Em cada revista, uma bela estátua de chumbo acompanha o fascículo semanal, dando conta de tudo de mais relevante sobre o criador da personagem, a própria personagem, os amigos e inimigos, além das curiosidades, indicando também as obras bibliográficas italianas existentes. O escultor italiano Alan D’Amico foi o responsável pela bela estátua, que traz Tex Willer segurando um rifle.

DSC05525DSC05530DSC05531DSC05532

Encomendei junto a um artesão cearense, cujo nome artístico é Franjo, uma estátua em resina de Tex, cujas fotos disponibilizo para todos neste blogue. Trata-se de uma miniatura de cerca de 20 cm de altura, numa base também em resina, retratando com perfeição a personagem, que está portando um Colt na mão direita, a outra arma na cartucheira, de chapéu, lenço em movimento, esporas junto às botas, estática num cenário de areia, pedras e vegetação do Velho Oeste. Uma perfeição e peça única.

P2190144P2190157P2190162P2190164

Recentemente, adquiri uma edição limitada lançada pela Infinite Statue (apenas 648 peças produzidas), especializada em estátuas para colecionadores, retratando com perfeição de detalhes a personagem Tex Willer, reproduzido em 3D na posição de sacar a arma, num cenário típico do Velho Oeste americano. A estátua pesa algo em torno de 1,5 kg, tem cerca de 29 cm de altura e foi esculpida por Mauro Gandini, espetacular!

214[2]211[1]212[1]218[1]

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Palavras e termos ofensivos serão removidos.
- Não coloque links.
- Os comentários do blog são moderados.
- Nenhum comentário feito neste blog, reflete a opinião do autor.

 

About Me!

Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e dela sou aprendiz; Tenho várias paixões, entre elas: Colecionar MINIATURAS, mas, como qualquer um, possuo imperfeições; se os caminhos desta vida ainda não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB