AMC JAVELIN AMX 1971 – ACRONÍMIA SOBRE QUATRO RODAS

As Miniaturas AMC Javelin AMX da Hot Wheels
Confesso que fui assomado de uma expectativa muito grande quando vi anunciado na coleção do ano de 2010 da Hot Wheels (HW), nclip_image004a sua Mainclip_image002line (linha principal), na série Muscle Mania, a divulgação de um modelo bastante intrigante e pouco conhecido entre os brasileiros, o AMC Javelin AMX, com apresentação em pelo menos três variações belíssimas. Ao adquirir os modelos a expectativa deu lugar a um sentimento próximo ao daclip_image006 frustração, mas não de total desalento, pois ainda que detectadas algumas falhas grosseiras nas miniaturas, como aqui indicaremos, isto não retirava da fabricante o mérito pela feliz escolha e inclusão de itens sensacionais na sua linha principal, principalmente pelo subjetivismo a que a fabricante nos remeteu ao tentarmos entender o que ela pretendia com aquelas configurações, daí porque essas miniaturas têm, sim, o valor e status de itens colecionáveis. Mas o que dizer de tais veículos e porque a fabricante preocupou-se em incluir essas miniaturas na série Muscle Mania (carros musculosos)? Qual a importância de tais modelos e o que os acrônimos AMC e AMX querem dizer? Qual o significado da palavra inglesa javelin, que dá nome ao carro? Será que tal veículo existe ou existiu de verdade? Por que esse veículo ostenta um número e está pintado como os carros de competição das corridas de automobilismo? As respostas procuraremos dar ao longo do desenvolvimento deste artigo.
O Sentido do Colecionismo em Geral
Ora, um dos sentidos que justificam o colecionismo de uma maneira geral é a representação e o significado do item colecionado. A partir dessa dimensão o objeto passa a ser item colecionável. Não se justifica colecionar algo de que não se tenha conhecimento, ou simplesmente adquirir algo sem que se saiba do que se trata e está vendo, comprando, expondo e guardando. A informação está vinculada ao colecionismo, aos itens que integram a coleção. Imagine você, colecionador ou iniciante na arte do colecionismo, diante das inúmeras possibilidades e ofertas do mercado, começasse a adquirir uma determinaclip_image008da gama de produtos ditos colecionáveis, simplesmente porque o fabricante diz serem de coleção e efetivamente não se interessasse por mais nada, não soubesse e nem conhecesse a história por trás daqueles itens escolhidos para a representação miniaturizada, não entendesse a simbologia e o significado da coisa em forma de miniatura, o porquê da inclusão de um veículo, ou daquele modelo estar integrando determinada coleção naquela forma de apresentação, tamanho e escala. Para o comerciante isso tudo pode não ter nenhuma relevância, o que lhe interessa é vender o seu produto e alcançar o almejado lucro. Para o verdadeiro colecionador, não. O colecionismo somente tem sentido, portanto, atrelado ao conhecimento e à busca dele sobre o item que se coleciona, conhecimento que se revela através de inúmeras facetas: curiosidades sobre o material e a composição de que é feita a miniatura e o produto, sua quantidade e limite de produção e variações, quem a criou ou desenvolveu, quem a fabricou e por que a fabricou, qual a história daquela representação, o ano de sua fabricação e por que ela está sendo retratada, as escalas e os tamanhos disponíveis, os detalhes e a maior aproximação e acuidade com aquilo que efetivamente representa, enfim, tudo que diz respeito à informação. O lúdico envolve o prazer e todas as atividades que o desperta e por isso mesmo não pode deixar de ser uma fonte de cultura, ensino e aprendizagem, enfim, colecionar é reunir informação sobre algo que se gosta, é aproveitar a abstração do conhecimento e possibilitar que os demais sentidos sejam aguçados com a materialização, com a concretude, com a tridimensionalidade, ainda que em forma de miniatura.
Crítica aos Fabricantes de Miniaturas de Veículos
Um dos maiores pecados capitais que os fabricantes de miniaturas cometem – e com bastante frequência, principalmente os fabricantes de veículos em miniaturas – é a pouca ou quase nenhuma informação sobre o produto lançado nas respectivas disposições e embalagens e a ausência de detalhes que valorizam o produto. Preocupam-se com o visual da marca, o desenho da embalagem, mas menosprezam a informação. Isto incomoda, principalmente quando a própria materialização em forma de miniatura foge às especificações originais ou do contexto histórico do modelo original que se quis retratar. Aquilo que poderia ser colecionável, representação material miniaturizada – quanto mais acurada e detalhada melhor – passa a ser simplesmente mais um item, sem as características ou o valor de algo colecionável. Ora, se eu conheço o item ou o veículo da miniatura, tudo bem, eu o adquirirei porque já tenho a informação. Agora, e se eu não sei absolutamente nada sobre esse veículo, porque teria interesse em adquiri-lo? A informação – informação acurada – não pode estar dissociada do item colecionável e nisso os fabricantes pecam e muito, máxime quando deixam os detalhes escaparem e não fidelizam a miniatura com o modelo original retratado e copiado, insistimos.
Os AMC Javelin AMX da Série 2010 da Hot Wheels são um caso típico e se encaixam como uma luva no que estamos falando.
A História dos Modelos Miniaturizados Supostamente Retratados
A American Motors Company (AMC), no final da década de 60 e início da década de 70, resolveu tomar uma atitude contra o fato de ser conhecida e taxada de fabricante de modelos “patinhos feios” na indústria automotiva americana. A proposta: o American Motors Experimental (AMX), o Javelin, um puro sangue musculoso que iria transformar de modo drástico o conceito de veículos esportivos e competitivos da indústria do Tio Sam. Na tradução para o português, o Javelin seria um dardo, um projétil aerodinâmico e morfologicamente belo, cobiçado e arremessado no mercado, visando atingir um público alvo, o jovem americano apaixonado por carrões musculosos da década de 70. Como divulgar a marca e o modelo? Melhor veiculação não poderia existir senão com a inclusão do carro no campeonato de corridas da categoria Trans-Am, uma febre que se alastra até hoje no mundo do automobilismo.
A Trans-Am, vinculada a um regulamento bastante peculiar, organizada e submetida às rédeas da SCCA (Sports Club Car of America), tratava-se de uma competição que premiava apenas os fabricantes, era um campeonato em série de construtores dos modelos esportivos americanos mais famosos, os Camaros, Mustangues, Challengers (Dodges), dentre outras marcas prevalentes naquele mercado, os chamados “muscle cars”. Normalmente, o regulamento previa duas categorias, uma para modelos com capacidade superior a 2 litros e a outra para carros com capacidade inferior a 2 litros. Para os veículos com capacidade superior a 2 litros a série de corridas era de 13 (treze) etapas, sendo que os fabricantes deveriam descartar os 4 (quatro) piores resultados, validando-se apenas as 9 (nove) melhores performances para efeito de pontuação para obter o título de campeão. As corridas dos veículos com capacidade superior a 2 litros tinham duração de 1h45m, enquanto que os automóveis com capacidade inferior a 2 litros disputavam corridas de 1h.
Para que um fabricante pudesse inserir o seu veículo e/ou inscrevê-lo na categoria Trans-Am, necessário que o pedido de inscrição e inclusão passasse por uma chancela ou homologação da SCCA. O requisito mais intrigante seria o de que no ano anterior à pretendida inclusão e inscrição o fabricante do modelo disponibilizasse uma produção mínima de 2.500 (duas mil e quinhentas) unidades do modelo automotivo no mercado americano, uma forma de alavancar a indústria automotiva, gerar empregos, promover vendas e circular riqueza, circunstâncias típicas do modelo capitalista.
O Verdadeiro AMC Javelin AMX 1971 de Mark Donohue
No ano de 1970, a equipe de Roger Penske (Sunoco – qualquer coincidência com a Copa Pistão e a almejada contratação para a Equipe Dinoco, retratados no filme de animação “Carros”, não é mera coincidência), aliada a um dos mais promissores pilotos de corrida norte-americanos de todos os tempos, o engenheiro mecânico Mark Donohue, que já havia se sagrado bicampeão da Trans-Am, nos anos de 68 e 69, pilotando Camaros (Chevrolet), resolveram competir utilizando os modelos AMC Javelin AMX, o que fez com que a AMC desenvolvesse no ano de 1971 para o mercado americano o modelo especial AMC Javelin Mark Donohue, aproveitando sua colocação em segundo lugar no ano de 1970, quando perdeu o campeonato naquele ano por apenas um ponto. A diferença crucial com os demais modelos anteriores Javelins era o “spoiler” traseiro na forma de rabo de pato.
Para que se tenha uma noção da importância do modelo então pilotado por Mark Donohue na cultura americana e entre os fãs de automobilismo mundial e carros de competição em geral, no início do segundo semestre do ano de 2010, o carro campeão em 1971 foi arrematado por quase US$ 400,000.00 (quatrocentos mil dólares americanos) num leilão bastante conhecido, o Auction Block.
Pois bem, voltando aos modelos e miniaturas, os AMC Javelin AMX aqui retratados, fabricados pela Hot Wheels, são três modelos belíssimos, mas descaracterizados e dissonantes com a história dos Javelins e da própria Trans-Am e foram concebidos em total desalinho com os modelos originais que acreditamos a Hot Wheels quis homenagear de alguma forma, principalmente o modelo de 1971, pilotado por Mark Donohue, que o tornou tricampeão da competição. Mark Donohue faleceria quatro anos depois numa categoria totalmente diferente da Trans-Am, a Fórmula 1, no GP da Áustria de 1975, após um acidente nos treinos de aquecimento da etapa austríaca, quando bateu muito forte contra a mureta de proteção num determinado setor crítico do circuito. Apesar de socorrido e aparentemente consciente, veio a entrar em coma após ser transportado de helicóptero para o hospital mais próximo, antes queixava-se de dores de cabeça muito fortes, possivelmente oriundas de um traumatismo causado pela queda de um poste do circuito.
As Impressões sobre as Miniaturas da Hot Wheels
Vejamos algumas falhas grosseiras dos modelos da Hot Wheels ao procurar retratar o modelo original pilotado por Mark Donohue:
· As variações naclip_image010s cores vermelho e verde, em tom metálico, são pura ficção da fabricante das miniaturas, pois na Trans-Am os Javelins eram pintados na cor sólida, nas tonalidades azul, branco e vermelho, como mais ou menos se vê do modelo variável de cor predominantemente azul, excluindo-se o brilho metálico;
· Os modelos da Hot Wheels não trazem o nome da Equipe Sunoco, que no modelo original ficava à mostra, sobre os para-lamas dianteiros dos Javelins;
· A divisão da palavra Javelin no modelo da Hot Wheels está compreendida entre os para-lamas e as portas laterais. Ocorre que no modelo original, o “J” de Javelin ficava isolado em uma das seções do carro e o restante da palavra, “avelin”, ficava inteiramente numa outra seção. Nos HW retratados as letras que formam a palavra Javelin estão quase que divididas pela metade, nas portas e nos para-lamas;
· Os modelos da Hot Wheels não trazem o nome do fabricante Goodyear na parte superior de suas portas, à altura da palavra Javelin, como no modelo original, mas na parte inferior das portas;
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· Os modelos da Hot Wheels parecem ser uma homenagem ao AMC Javelin AMX de 1971, no entanto, trazem o #4 (quatro) impresso nas miniaturas. Ocorre que o #4 somente esteve presente nos carros da equipe no ano de 1968, portanto, num outro modelo muito diferente do que é retratado nas miniaturas, aquele era dirigido pelo piloto George Follmer;
· O saiote dianteiro dos Javelins da Trans-Am eram pintados na cor vermelho e não eram cromados, como na miniatura da Hot Wheels, que também não traz os nomes Javelin nele impresso;
· O número do carro da Trans-Am também vinha pintado entre o rabo de pato e o para-brisa do veículo, ou seja, na tampa do porta-malas. No modelo da Hot Wheels não existe nenhuma alusão ao número no local; clip_image014
· No modelo original, predominantemente azul, o teto dos Javelins era branco, atravessado ao meio por uma faixa, como se estivesse unindo os para-brisas traseiro e dianteiro, pintado na mesma cor vermelho que preenchia a seção traseira. Um dos modelos da Hot Wheels que mais se aproxima do original traz o teto inteiramente pintado de azul, sem faixas no teto, longe das especificações do modelo original que pretende, acreditamos, retratar;
· Os exaustores duplos que saem do interior do assoalho, acoplados ao chassi, localizados próximos às rodas traseiras do veículo no modelo original não são retratados nas miniaturas da Hot Wheels, que prefere repetir o molde dos chassis dos demais modelos, sem qualquer realce e distinção e
· As lanternas traseiras, bem como os faróis dianteiros não possuem nenhum destaque ou realce que os diferenciem ou distingam, completamente sem pinturas de destaque.
Conclusões
Não se justificam os erros primários aqui apresentados, a não ser a completa falta de compromisso com a acuidade, isso sem levar em conta o fato de que os carros da Mainline da Hot Wheels são todos vendidos ao preço médio de R$ 4,95 (quatro reais e noventa e cinco centavos) e ainda não trazem pneus de borracha seriados, com exceção dos modelos Super T-Hunts, estes disputadíssimos nas lojas especializadas.
Os mais desavisados poderiam achar e dizer que a melhoria e riqueza de detalhes, bem como uma maior acuidade da miniatura com o modelo original interfeririam no preço final praticado no Brasil, que já é muito alto, diga-se de passagem. Tal fato comprometclip_image016eria a oferta e o amplo acesso ao produto? Não, isso não é justificativa. Acaso se faça uma pesquisa no mercado mundial, excluindo-se o mercado brasileiro, pode-se adquirir a mesma miniaturização do modelo original de um concorrente da Hot Wheels e que retrata infinitamente melhor o AMC Javelin AMX 1971, com perfeição e riqueza de detalhes, inclusive adicionando à miniatura uma caixa de ferramentas de garagem amarela, na mesma escala 1:64, por um preço compatível ao praticado no mercado brasileiro. Estamos falando do modelo da Greenlight Collectibles (GC), como se vê da foto ao lado e que integra este artigo. Ele, o modelo da GC, no mercado americano, sai ao preço equivalente ao modelo da Hot Wheels aqui no Brasil. Aquele, diferente deste, é um item verdadeiramente colecionável, não apenas por ser uma edição limitada, a partir da própria sofisticação da embalagem do produto, ou por trazer uma identificação pormenorizada do modelo original, ou porque já vem com os pneus de borracha e a marca do fabricante neles impressa, ou porque traz os faróis e as lanternas pintados, ou porque retrata fielmente a versão original, mas por tudo isso e mais, por ser vendido pela bagatela de algo em torno de US$ 3.00 (três dólares), que convertidos hoje para a moeda nacional, praticamente valeriam os mesmos R$ 5,00 (cinco reais) pagos para as miniaturas da Hot Wheels, de qualidade explícita e notadamente bem inferior.
Tem justificativa? Claro que não!
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Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e dela sou aprendiz; Tenho várias paixões, entre elas: Colecionar MINIATURAS, mas, como qualquer um, possuo imperfeições; se os caminhos desta vida ainda não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor.

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