AS DUAS FACES DO OESTE (TWO FACES WEST)

DSC00267DSC00268DSC00272

A SÉRIE
Uma produção da Screen Gems, direto dos estúdios de Hollywood, da Columbia Pictures...
Assim terminava cada um dos 38 (trinta e oito) episódios de mais uma interessante série de faroeste dos saudosos anos 60 (sessenta), “As Duas Faces do Oeste” (Two Faces West). Possuo 11 (onze) episódios dela no meu acervo pessoal.
Não era à toa que o nome da série era esse, porque as personagens principais eram vividas por um único ator, que fazia o papel de dois irmãos gêmeos idênticos na longínqua década de 1860, na cidadezinha de Gunnison, no Colorado, época do Velho Oeste, e envolviam-se nas mais diversas situações do dia a dia de seus habitantes, questões referentes à seca, vingança pessoal, disputas de propriedades, promessas cumpridas a moribundos e xerifes feridos, dentre outras tramas. O ótimo ator escocês, Charles Bateman, nascido em Glasgow, no dia 04 de Janeiro de 1928 (coincidentemente o nome do mês em que nasceu é o mesmo nome das personagens, ou seja, January), é reconhecido por vários papéis em séries de tevê famosas e novelas norte-americanas. Nesta série, aos 32 anos de idade, ele interpretou por dois anos consecutivos (de Outubro de 1960 a Julho de 1961) as personagens Rick January e Ben January. O primeiro, Rick, um despreocupado consigo mesmo e que se envolvia com os problemas de todos os demais habitantes de Gunnison, ás no gatilho, rápido e certeiro como os melhores e mais perigosos pistoleiros, mas um boa praça, sempre pronto a ajudar a qualquer um com sua expertise, vestia preto, buscava equacionar tudo com justiça. A arma que manejava muito bem ficava do lado esquerdo da cartucheira, pois Rick era canhoto, no lado direito de sua cartucheira, uma faca; o outro irmão, Dr. Ben January, médico, clínico geral, querido por todos, todavia, sem muitos recursos financeiros e sofrendo a falta de equipamentos e suprimentos médicos para melhor atender a população de Gunnison, que normalmente não tinha como pagar seus honorários profissionais. Ben January era pacífico, educado, mas também muito bom de briga, não fugia dos problemas e encarava qualquer situação, demonstrava a mesma coragem do irmão, Rick January, mas normalmente não portava nenhuma arma de fogo.
Há pouquíssima informação sobre a série na própria Rede Mundial de Computadores, porque muita gente fala da produção sem nunca ter assistido a um único episódio sequer. A série é uma das mais raras de todas já produzidas no gênero faroeste, daí porque muitas vezes o conteúdo sobre ela é despejado na Internet de forma completamente equivocada, confundem as personagens do Dr. Ben January, que era o médico, com  a do irmão, Rick January, que não tinha uma profissão definida, mas que não era nenhum vagabundo, muito menos procurava confusão, como vemos em algumas descrições de sítios que ousam discorrer sobre a série. As personagens são ambas do bem e sempre procuram ajudar, seja com o conhecimento científico, no caso do médico, seja com a habilidade no gatilho ou com os punhos, em ambos os casos. As estórias são simples, objetivas e muito bem elaboradas, diálogos fáceis de entender, até porque sua classificação indicativa não tinha restrições de excesso de violência, sexo e drogas. Puro entretenimento. Outra confusão que fazem é quanto ao número de episódios, somente foram produzidos 38 (trinta e oito) e não 39 (trinta e nove), como dizem. A bibliografia consultada é taxativa quanto aos 38 episódios.
A produção foi baseada nas personagens criadas por Donald L. Gold e Jonas Seinfeld, com algumas estórias escritas por Bob e Wanda Duncan, Kevin David, outras por E. Jack Neuman e Herman Graves. O produtor era Matthew Rapf. Os episódios, 38 ao todo, eram dirigidos competentemente por diretores do quilate de Harmon Jones e suas tomadas fantásticas para que pudesse mostrar os dois irmãos em cena, que na verdade era apenas um ator fazendo ambos os papéis, um “show” de direção, sem falhas grotescas e muito refinada, também o próprio criador das personagens, Donald L. Gold, dirigiu pelo menos um episódio, assim como Don Ingalls. A bonita música tema era de Joe Weiss. Robert Sparks era o produtor executivo. 
Há vários episódios interessantes, dentre eles, podemos destacar, porque temos e assistimos, o piloto, Hot Water  (Água Quente), em que os irmãos até brigam entre si por conta da atitude ignóbil de um paciente que derrama todo o estoque de água dos irmãos enquanto eles dormem, porque se nega a acompanhar o Dr. Ben January para ser tratado de um sério problema na perna, sendo conduzido amarrado porque o médico deu sua palavra a um francês em seus últimos momentos de vida de que o iria tratar, o francês morreu de desidratação, após ser socorrido por Rick January. Destacamos, também, The Drought (A Seca), que começa com um diálogo entre o Professor Gluyas Hatwell (Walter Burke) e Ben January, ambos esperando a diligência que vai para Gunnison ser consertada, enquanto observam num acampamento índios dançando para que os deuses façam chover. O Professor é uma espécie de trapaceiro que convence a desesperada população de Gunnison a lhe pagar a qclip_image002uantia de mil dólares para que ele faça chover. Os ignorantes e desesperados, representados pelo chefe do comitê da cidade, mesmo sendo prevenidos pelo Doutor January clip_image002[1]de que isso seria impossível, fazem ouvidos de mercador e arrecadam a referida quantia de mil dólares, prometendo entregá-la ao milagreiro, na condição de que ele faça chover, mas o picareta foge com a caixa de dinheiro e enfrenta os furiosos perseguidores da cidade, que decidem enforcá-lo no momento de sua captura, o que é providencialmente evitado por Rick January, que diz que ele deve enfrentar um julgamento antes de ser condenado. Doctor´s Orders (Ordens Médicas), com Leonard Nimoy, o Senhor Spock, da inesquecível série “Jornada nas Estrelas” (Star Trek), é outro fantástico episódio em que os irmãos não irão medir esforços no sentido de satisfazer o desejo de uma moribunda, antes de morrer ela deseja ver o filho mais uma vez, o problema é que ele é um fora-da-lei, um bandido procurado. Um dos melhores da série é o episódio The Stilled Gun, que conta a estória de um pistoleiro famoso que é obrigado a agir para evitar um assalto no saloon de Gunnison e é ferido e sua identidade revelada pela arma que tem seu nome gravado, Buchanan, coincidentemente um jovem pistoleiro em busca de renome o desafia, mas ele não aceita sacar para não matar o jovem na frente de seu filho, que não sabe do parentesco com o pistoleiro, mas o tem como um ídolo. Trata-se de uma série bastante divertida e com estórias feitas para a família, com violência na medida certa e com finais imprevisíveis, que sempre deixam uma bonita mensagem, demonstrando todo o potencial do ator que interpretava duas personagens totalmente diferentes, gêmeos idênticos na aparência, mas de personalidades e comportamentos distintos.
Charles Bateman atuou em várias produções televisivas de faroeste, sua primeira aparição foclip_image002[5]i encarnando a personagem "Primo Jeff Martin" no episódio “Black Fire", de 1958, da série Maverick. Também esteve na série da ABC, Lawman. Bateman foi igualmente escalado para viver a personagem "Hess", na produção da CBS, “Couro Cru” (Rawhide), no episódio “Incident of a Burst of Evil". Depois de “As Duas Faces do Oeste”, onde atuou com Francis De Sales e Joyce Meadows, ele participou de episódios isolados de outras produções de faroeste, tais como “O Homem de Virgínia”, “Bonanza” e “Daniel Boone” (como o Major Lorne). Em 1965 ele apareceu em “Death Valley Days” como a personagem Jim Brand no episódio "The Wild West's Biggest Train Holdup". Há quem diga que Bateman também participou de outro  episódio nessa série, de nome, “The Hero of Apache Pass”, inclusive porque divulgaram uma foto sua com tal menção, no entanto, verificando a lista de episódios de “Death Valley Days” e o material de pesquisa que possuo e confio, não vi o nome de Bateman no elenco desse último episódio, daí porque não posso confirmar tal fato.
    
DSC00082DSC00076DSC00078DSC00077
DSC00079DSC00080DSC00081    
DSC00083DSC00084DSC00085
DSC00086DSC00087
AS DUAS FACES DO OESTE (TWO FACES WEST)Uma produção da Screen Gems, direto dos estúdios de Hollywood, da Columbia Pictures
Produção: Matthew Rapf
Série de faroeste norte-americana, produzida nos anos de 1960-61 – 38 episódios de 30min em p/b
Charles Bateman: Dr. Ben January/Rick January
com
Francis De Sales: Xerife Maddox
Paul Comi: Auxiliar de xerife Johnny Evans
Joyce Meadows: Stacy
LISTA DE EPISÓDIOS:
[01] Hot Water (17 de Outubro de 1960) Charles Bateman, Richard Reeves e Guy de Vestel; [02] Prognosis: Death (24 de Outubro de 1960) Charles Bateman, Kathie Browne e James Callahan; [03] Sheriff of the Town (31 de Outubro de 1960) Charles Bateman, Paul Comi, Walter Coy e Diane Cannon; [04] The Challenge (07 de Novembro de 1960) Charles Bateman, Barbara Stuart e Charles Maxwell; [05] The Operation (14 de Novembro de 1960) Charles Bateman, Willard Sage, John Milford e Michael Stefani; [06] Fallen Gun (21 de Novembro de 1960) Charles Bateman, DeForest Kelley e James Gavin; [07] The Man in 204 (05 de Dezembro de 1960) Charles Bateman, Henry Beckman e Warren Kemmerling; [08] The Hanging (12 de Dezembro de 1960) Charles Bateman, Robert Patton, Ken Mayer e Rex Holman; [09] The Last Man (19 de Dezembro de 1960) Charles Bateman, John Pickard e L.Q. Jones; [10] The Proud Man (26 de Dezembro de 1960) Charles Bateman, Dabbs Greer e Robert Anderson; [11] The Trespasser (02 de Janeiro de 1961) Charles Bateman, William Bryant e Pamela Grey; [12] The Drought (09 de Janeiro de 1961) Charles Bateman, Walter Burke e Lou Krugman; [13] The Avengers (16 de Janeiro de 1961) Charles Bateman, Don Spruance, Paul Birch e Jay Strong; [14] The Witness (23 de Janeiro de 1961) Charles Bateman, Julian Barton e Marianna Hill; [15] Performance Under Fire (30 de Janeiro de 1961) Charles Bateman, Lew Brown e Ron Soble; [16] The Prisoner (06 de Fevereiro de 1961) Charles Bateman, Chris Alcaide e David Manley; [17] The Trigger (13 de Fevereiro de 1961) Charles Bateman, Ron Haggerty e Don Harvey; [18] The Return (20 de Fevereiro de 1961) Charles Bateman, James Griffith e Dehl Berti; [19] The Accused (27 de Fevereiro de 1961) Charles Bateman, Jon Lormer e Joseph Turkel; [20] The Crisis (06 de Março de 1961) Charles Bateman, Rick Marlow e Joseph Ruskin; [21] Portrait of Bravery (13 de Março de 1961) Charles Bateman, Grace Raynor e Arvid Nelson; [22] The Stilled Gun (20 de Março de 1961) Charles Bateman, Richard Shannon e Joyce Meadows; [23] The Wayward (27 de Março de 1961) Charles Bateman, Chris Robinson e James Stapleton; [24] Hand of Vengeance (03 de Abril de 1961) Charles Bateman, John Marley e Denver Pyle; [25] The Decision (10 de Abril de 1961) Charles Bateman, John Cliff e Gil Rankin; [26] The $10,000 Reward (17 de Abril de 1961) Charles Bateman, Walter Kray, Dennis Cross e Roxanne Brooks;  [27] Trail To Indian Wells (24 de Abril de 1961) Charles Bateman, Don Megowan e John McLiam; [28] Double Action (08 de Maio de 1961) Charles Bateman, Kelton Garwood e Lisabeth Hush; [29] The Noose (15 de Maio de 1961) Charles Bateman, Joyce Meadows, Victor French e L.Q. Jones; [30] The Lesson (22 de Maio de 1961) Charles Bateman, Joyce Meadows e Robert Anderson; [31] The Vials (29 de Maio de 1961) Charles Bateman, Howard Caine e Robert Brubaker; [32] Doctor's Orders (05 de Junho de 1961) Charles Bateman, Joyce Meadows, Leonard Nimoy e Ryan O'Neal; [33] The Trophy Hunter (19 de Junho de 1961) Charles Bateman, Jackie Russell, Richard Reeves e Jack Mather; [34] The Coward (26 de Junho de 1961) Charles Bateman, Paul Pepper, Mike Ragan, Laurie Mitchell e George Brenlin; [35] The Sure Thing (03 de Julho de 1961) Charles Bateman, Robert J. Stevenson, Gary Walberg e Baynes Barron; [36] Day of Violence (10 de Julho de 1961) Charles Bateman, Willard Sage, Johnny Seven e Kay E. Kuter; [37] Music Box (17 de Julho de 1961) Charles Bateman, Ron Hayes e Sue George e [38] The Dead Ringer (24 de Julho de 1961) Charles Bateman, Gregg Palmer e Paul Pepper.
FONTES DE PESQUISA:
LENTZ III, HARRIS M. TELEVISION WESTERNS EPISODE GUIDE – ALL UNITED STATES SERIES 1949-1996, Editora McFarland, 1997. Edição Esgotada.
ACERVO DIGITAL PESSOAL DO AUTOR DA MATÉRIA.
Leia Mais

O JAMES BOND DA AMC

Nem o Bentley, nem o Rolls-Royce, nem mesmo o Aston Martin DB5, quem rouba a cena naDSC00253 segunda aventura de Roger Moore, protagonizando o espião 007 - James Bond, da obra de Ian Fleming,  no ano de 1974, traduzida para o português como  007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (The Man With The Golden Gun), é o AMC Hornet, um carro produzido sem maiores pretensões pela fabricante, inicialmente planejado para donas de casa e jovens casais e que após a participação no filme de Bond transformou-se num fenômenDSC00256o de vendas, um sucesso absurdo. Basta rever o impressionante salto em espiral de 360° que o carro de Bond executa, tendo como passageiro o cômico e impagável Xerife J. W. Pepper (vivido pelo ator Clifton James). Revejam o filme e a cena para que não restem dúvidas de que esse é o James Bond da American Motors Company (AMC). 

A empresa forneceu os veículos AMC Hornet e AMC Matador para serem as vedetes de uma das melhores e mais impressionaDSC00254ntes perseguições de veículos do cinema. A cena do salto em espiral de 360° do AMC Hornet  foi executada sobre um canal tailandês pelo dublê Loren “Bumps” Willert e foi coordenada pelo dublê W. J. Milligan Jr. e a equipe de dublês American Thrill Show J. M. Productions, Inc. Tratou-se de um salto calculado por um computador da Calspan Corporation, de Buffalo, NDSC00262Y. O computador efetivamente estabeleceu as dimensões das rampas utilizadas no salto, batizado com o nome de AMC Astro Spiral Jump. As rampas foram mascaradas como se fossem pedaços de verdade de uma ponte partida.  Conforme as especificações e características de inúmeros veículos então existentes no mercado, o computador escolheu como ideal para realizar o salto o AMC Hornet, fixando igualmente a carga, considerando o peso total do carro com o do motorista, que deveria ser exatamente igual à medida de 1.460,06kg.

Nas estreitas e engarrafadas ruas da Tailândia, em perseguiçãDSC00257o a Scaramanga (Christopher Lee) e Nick Nack (Hervé Villechaize), este conhecido por todos como o Tatoo da bem sucedida produção televisiva, “A Ilha da Fantasia” (Fantasy Island), os vilões mantêm como prisioneira no porta-malas de um AMC Matador, de cor bronze, a inexperiente e atrapalhada agente secreto que está cooperando no caso com 007, a atriz e  bond girl, Britt Ekland. James Bond então é obrigado a roubar um AMC Hornet de uma fictícia concessionária tailandesa da AMC para não perder os vilões de vista e tentar resgatar a garota, passando por eletrizantes perseguições e cenas cômicas impagáveis ao lado do Xerife de Louisiana, J. W. Pepper, que coincidentemente está de férias na cidade e parou na concessionária para conhecer o AMC Hornet. 

A MINIATURA DO AMC HORNET

A revista de nº 28 da Coleção Oficial dos Carros de James Bond, da Panini, traz a belíssima miniatura em die-cast do AMC Hornet, na escala de 1:36,  e com as figuras miniaturizadas e proporcionais de James Bond e do Xerife Pepper no interior do veículo. É um belíssimo e acurado diorama, justamente representando o momento posterior ao salto em espiral de 360° executado no filme. A miniatura vem acompanhando a revista que traz toda a história do carro no filme, inclusive outras curiosidades sobre o salto e o AMC Hornet. Uma miniatura que não pode faltar na coleção de nenhum entusiasta.  

DSC00259 DSC00260

DSC00261
Leia Mais

MATANDO A FOME DE COMER E A DE COLECIONAR

Os brinquedos que acompanham os lanches para as crianças nas mais tradicionais redes de fast food do mundo, DSC00246tais como: McDonald´s, Burger King, Habib´s, dentre outras, são alguns dos mais populares itens de coleção de miniaturas em geral. Apreciados por muitos, porque licenciados, perfeitos e acessíveis à maioria, alguns desses brinquedos guardam relação temática com os mais recentes lançamentos do cinema, bem como com as personagens de animação, de séries de tevê e dos super-heróis. Com o passar do tempo, bem conservados e guardados, esses itens passam a valer um bom dinheiro, basta visitar sítios eletrônicos especializados nessa temática e leilões virtuais para se ter uma vaga ideia da aceitação desses produtos no mercado para colecionadores e o preço, que varia de acordo com a idade e a conservação do brinquedo. Uma boa opção para quem tenciona começar a colecionar alguma coisa ligada a miniaturas.

A McDonald´s, por exemplo, agora há pouco, lançou mais quatro personagens da série animada Batman The Brave and The Bold: o Pinguim e o Coringa em seus veículos, Batman no seu batcóptero e o Homem Elástico, brinquedos licenciados e colecionáveis. Por sua vez, a Burger King lançou o Programa Thor, com alguns itens bastante interessantes e igualmente licenciados, dentre eles, as miniaturas de  Thor e do Destruidor. Mata-se a fome de comer com a fome de colecionar. Que venham outros brinquedos temáticos e licenciados.

DSC00245  DSC00247

Leia Mais

CARROS 2 – AS MINIATURAS LARGARAM NA POLE POSITION

Antes mesmo do lançamento mundial da segunda animação da franquia Cars da Disney PIXAR nos cinemas, a Mattel antecipou-se e autorizou as vendas nessa semana, no último dia 16 de maio, em todas as lojas de brinquedos e departamentos, das primeiras, aguardadas e infindáveis miniaturas licenciadas do Relâmpago McQueen, companhia limitada e grande elenco da nova produção animada. As miniaturas estão demais! Réplicas perfeitas de itens colecionáveis caprichados. Foram lançadas, até então, 15 (quinze) miniaturas individuais, com exceção dos inseparáveis Luigi e Guido, que são comercializados juntos, numa única cartela. Eis a relação das quinze primeiras miniaturas individuais die-cast: #1 – Mate Equipe de Corrida; #2 – Finn McMisil; #3 – Relâmpago McQueen com rodas de corrida; #4 – Francesco Bernoulli; #5 – Holley Shiftwell; #6 – Professor; #7 – Jeff Gorvette; #8 – Carla Veloso; #9 – Raoul Çaroule; #10&11 – Luigi e Guido; #12 – Acer; #13 – Grem; #14 – Fillmore Equipe de Corrida e #15 – Sargento Equipe de Corrida.  

DSC00196DSC00197DSC00198DSC00199DSC00200DSC00201DSC00202DSC00203DSC00204DSC00205DSC00206DSC00207DSC00208DSC00209

Também foram lançados conjuntos compostos de mais de uma personagem, estando impresso o selo  verde “veículo exclusivo”, os die-cast: Luigi, Guido e Tío; Grem e Danificado; Francesco Bernoulli e Relâmpago McQueen com rodas de festa; Darrel de Passeio e Brent Mustangburger; Finn McMisil e Tombér; bem como Mate e Maestro de Zen e mais disparadores: o Relâmpago, Nigel Gearsley e Max Schnell.

DSC00214DSC00215DSC00216DSC00217DSC00218DSC00219

DSC00222DSC00220DSC00221

Na mesma semana chegou uma série especial contendo quatro miniaturas die-cast bem interessantes e numeradas: #1 Submarino Finn McMisil; #2 Holley Shiftwell com asas; #3 Vermelho e #4 Ônibus de dois andares (inglês).

DSC00210DSC00213

Mas as novidades não encerram somente com as miniaturas die-cast, foram lançadas várias miniaturas de plástico, dentre outros modelos gigantes com acessórios bem intrigantes, como é o caso de Finn McMisil, que produz sons e tem metralhadoras embutidas, assim como óculos para visão noturna, além de outras pistas de corridas. Preparem os bolsos!

DSC00223DSC00224DSC00228DSC00226DSC00227

Leia Mais
 

About Me!

Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e dela sou aprendiz; Tenho várias paixões, entre elas: Colecionar MINIATURAS, mas, como qualquer um, possuo imperfeições; se os caminhos desta vida ainda não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor.

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB